Proposta aprovada na Câmara Municipal assegura o direito à liberdade religiosa para esportistas que guardam o sábado
A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei 396/24 de autoria do vereador Julio Kuller que garante a dispensa religiosa para atletas adventistas nos Jogos Escolares Municipais (JEM). A medida assegura que esportistas que guardam o sábado possam competir sem comprometer sua fé, possibilitando remanejamento de datas e horários de suas partidas.
Para o vereador, que também é adventista, essa é uma conquista histórica para a liberdade religiosa e para o esporte. “Com essa lei, garantimos que nenhum jovem precise escolher entre competir e manter sua fé. O esporte deve ser inclusivo e respeitar a crença de cada um. Esse é um grande avanço na garantia de direitos e no respeito à diversidade religiosa”, declarou Kuller.
O projeto foi bem recebido pela comunidade adventista e por líderes religiosos, que destacam a importância da medida para promover igualdade de oportunidades no esporte. Ben-Hur de Castro, diretor do Colégio Adventista de Ponta Grossa, celebrou a aprovação da lei: “Essa iniciativa respeita não apenas a fé dos nossos alunos, mas também os valores de liberdade e inclusão que devem estar presentes em todas as áreas da sociedade. Agora, nossos jovens poderão competir sem precisar abrir mão de suas convicções religiosas”.
Agora, com a aprovação na Câmara, o projeto segue para sanção da prefeita.
Informações da Assessoria