Vanusa Gonçalves, uma jovem de 22 anos, conquistou o primeiro lugar no vestibular EAD de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e sua trajetória de superação tem inspirado muitos. Ela compartilhou com o Portal Click da Notícia os desafios e as vitórias que marcaram sua jornada até esse momento tão significativo.
Vanusa foi criada pelos avós, após a separação dos pais. Quando tinha 11 anos, sua mãe faleceu em um acidente de moto, e seu pai a trouxe para morar em Ponta Grossa com sua irmã. Aos 16 anos, ela descobriu que seu pai estava com câncer, e quando ela fez 18 anos, ele faleceu. Sem um lugar fixo, ela foi para a rua e passou um tempo na casa de algumas pessoas, sempre em busca de sua independência financeira.
“Eu comecei a vender paçoquinhas no calçadão e nos sinaleiros, e ao mesmo tempo me dedicava aos estudos para o ENEM. No entanto, achei que não conseguiria passar e não fui fazer a prova”, lembra Vanusa.
Ela ainda lembra com carinho como a rotina de estudos foi desafiadora, mas possível com seu esforço e apoio. “Durante o dia, eu saía para vender e, quando não estava trabalhando, estudava na rodoviária, onde conseguia usar a internet gratuita e as tomadas para carregar meu celular. O celular que eu comprei com o dinheiro das vendas foi uma ferramenta essencial para os meus estudos.”
A psicóloga Aline, que acompanha pessoas em situação de vulnerabilidade social e de rua, foi uma das pessoas que esteve ao seu lado nesse processo. “A ajuda da psicóloga Aline foi fundamental. Ela acreditava em mim quando eu mesma não acreditava”, afirmou Vanusa.
Após ser aprovada no vestibular da UEPG, a vida de Vanusa passou a ser marcada por mudanças significativas. Quando perguntada pelo Portal Click da Notícia sobre o que mudou em sua vida a partir da aprovação, Vanusa respondeu:
“A primeira coisa foi que eu não moro mais na rua, eu moro em um pensionato. Foi graças às pessoas da internet que confiaram em mim, que confiaram que eu era uma boa pessoa, e me enviaram doações para eu pagar o meu primeiro aluguel. Hoje eu recebo o Bolsa Estudantil, que é o que me ajuda a pagar o aluguel, ainda vendo as minhas paçoquinhas, gosto de vender as paçoquinhas.”
Além disso, Vanusa comemora outras conquistas. “Ganhei minha CNH e vou terminar, concluí o meu primeiro ano de faculdade, comecei um tratamento odontológico, ganhei uma moção de aplauso… até quero agradecer ao vereador Erick Camargo pela moção de aplauso.”
Ela continua, emocionada: “Mas o principal mesmo, além das doações de muitas e muitas coisas que eu recebi, foi de eu não estar mais na rua e ter concluído meu primeiro ano da faculdade agora em dezembro.”
Vanusa também compartilhou uma mensagem de esperança para aqueles que enfrentam dificuldades, mas não desistem de seus sonhos: “Eu diria que a única forma de saber se você consegue é tentando. Se não conseguir, ainda assim você tem a vitória de ter tentado. Muitas pessoas não tentam, e é por isso que não alcançam seus sonhos. Então, mesmo com dificuldades financeiras ou pessoais, nunca abandone seu sonho. A persistência é o que leva ao sucesso.”
Quando questionada sobre seus planos para o futuro, Vanusa revelou: “Eu pretendo passar no concurso para ser professora concursada, pretendo futuramente, se Deus abençoar, fazer direito, que é a segunda faculdade que eu gostaria de fazer, e continuar lutando pelas coisas que eu quero, uma casa, um emprego, um carro, acho que o básico da vida.”
Apesar das dificuldades para retirar os valores de uma vaquinha online, Vanusa agora oferece a possibilidade de ajudar por meio de doações via PIX, que pode ser acessado em sua bio no Instagram ou através do e-mail vanusagoncalves712@gmail.com.
“Agradeço de coração a todos que me apoiaram até aqui”, finaliza Vanusa com gratidão.
Fonte: Redação/Click da Notícia
Assista a matéria completa:


